COROAS DENTÁRIAS
As coroas são dispositivos protéticos fixos que podem ser cimentados sobre dentes ou sobre implantes. As coroas sobre dentes funcionam como um “capacete” protetor, e esteticamente são muito semelhantes aos dentes naturais. Para se colocar uma coroa, o dente tem que ser desgastado e, eventualmente, poderá ser necessário a sua desvitalização. Muitas vezes, para além da coroa, também colocamos um espigão (elemento inserido dentro do canal da raiz), principalmente em casos que não temos estrutura coronária suficiente e necessitamos de uma maior retenção.
QUANDO SE DEVE COLOCAR?
Existem várias razões que levam à indicação deste tratamento: dentes com destruições extensas, cuja reparação implica a colocação de uma quantidade de material restaurador maior do que a estrutura dentária saudável que a suportaria, dentes com manchas dentárias permanentes resistentes a tratamentos de branqueamento e dentes esteticamente mal posicionados.
DURAÇÃO DO TRATAMENTO
Estas peças protéticas não se colocam numa só consulta. É necessária uma consulta de avaliação (e desvitalização se necessário). Posteriormente o dente tem que ser preparado, ou seja, tem que sofrer um desgaste propositado para receber a coroa. Depois de preparado tem que se fazer um molde, para que o protésico consiga fazer uma coroa individualizada para si. Entre estas consultas poderá ter que se colocar uma coroa provisória. As consultas finais servem para fazer a prova da coroa, fazer os desgastes necessários e escolher a cor. Finalmente a coroa é cimentada (colada) ao seu dente.