Aparelho Dentário2020-09-08T10:54:49+00:00

APARELHO DENTÁRIO

Os aparelhos dentários podem ser fixos ou removíveis, intra ou extra-orais. São dispositivos médicos utilizados na medicina dentária que servem para solucionar o deficiente posicionamento dos dentes e/ou maxilares e consequentemente melhorar a estética e más oclusões (forma como os dentes engrenam uns nos outros). As arcadas dentárias quando engrenam corretamente contribuem não só para uma mastigação mais eficaz, como também melhoram a higienização, uma vez que dentes tortos/apinhados dificultam este processo.

A Ortodontia é a especialidade da medicina dentária que estuda, previne e trata alterações do posicionamento dentário e que pode também acompanhar e modelar o crescimento/ desenvolvimento dos maxilares. Desta forma, os aparelhos ortodônticos podem atuar na remodelação óssea, muscular, dentária e articular.

ETAPAS DO PROCEDIMENTO

Depois da consulta de avaliação e tendo indicação médica para utilização de aparelho dentário, é feito um estudo prévio personalizado ao doente. São feitos modelos, fotografias intra e extra-orais e exames radiológicos ao doente, que permitem planear o tratamento de forma a obter o resultado desejado.

É nesta consulta que são colocados os brackets no caso dos aparelhos fixos. Os brackets são peças colocadas sobre os dentes que unidas irão colocar os dentes na posição correta. Este é um processo indolor. A partir desta consulta vai começar a notar movimento dos dentes para a posição pretendida.

As consultas de controlo têm como objetivo verificar o processo, alterar os brackets necessários de forma a atingir o resultado desejado. É também nesta consulta que são alterados os elásticos e feita a higienização do aparelho.

Quando o resultado desejado é atingido, tipicamente 2 anos depois da colocação do aparelho, é então retirado e feita uma higiene oral. Nesta consulta são também feitos os moldes para os aparelhos de contenção.

APARELHO DENTÁRIO FIXO CONVENCIONAL

Tal como o nome sugere, este tipo de aparelho está fixo aos dentes através de brackets e nestes é aplicado um arco (arame). Estes dois elementos podem ser fixados com elásticos ou ligas metálicas. Utilizam-se também as bandas metálicas nos molares (dentes posteriores) para servir de ancoragem ao arco metálico. É este arco que permanece juntos aos dentes que vai originar o movimento planeado no sentido de corrigir ou alinhar a dentição.

APARELHO DENTÁRIO FIXO AUTOLIGADO

O aparelho ortodôntico autoligado é muito semelhante ao convencional, mas apresentam um sistema de “tampinhas” (nos brackets) que asseguram a fixação do arco aos brackets, sem que seja necessária a colocação de elásticos ou ligas metálicas. Uma vez que os brackets não apresentam retenções para os elásticos tornam a higienização mais fácil e não acumulam tantos resíduos alimentares.

APARELHO DENTÁRIO FIXO ESTÉTICO

Os aparelhos estéticos são idênticos aos anteriores, têm a mesma função, mas diferem no material que os compõem. Em vez de metal, são utilizados materiais como a porcelana, a safira ou o policarbonato. Tornam-se, desta forma, mais impercetíveis e discretos.

O aparelho lingual também pode ser uma opção para pacientes que não queiram que este seja visível. Com esta técnica os brackets são colados na superfície interior do dente (na parte que está virada para a língua) desempenhando a mesma função que o convencional, mas de forma muito mais impercetível. Este tipo de aparelho, geralmente é usado em casos mais simples e pode ter um período de habituação maior pelo desconforto que os brackets podem causar na língua.

DISJUNTOR PALATINO

O disjuntor palatino é um aparelho fixo composto por duas partes acrílicas/bandas metálicas cimentadas aos dentes posteriores e um parafuso metálico encostado ao palato (céu-da-boca). Este aparelho tem como objetivo expandir e alargar o arco do osso maxilar superior. Quando este arco é muito estreito, os dentes superiores podem engrenar de forma errada com os dentes inferiores, causando uma má oclusão chamada de mordida cruzada. Para corrigir esta disfunção, expande-se o palato e ao mesmo tempo evita-se o apinhamento dos dentes definitivos. Este tratamento é mais eficaz em crianças e jovens uma vez que o osso ainda tem capacidade de expansão.

APARELHO DENTÁRIO REMOVÍVEL

Os aparelhos dentários removíveis, geralmente são necessários numa primeira fase do tratamento ortodôntico e depois na finalização do mesmo, funcionando como uma contenção. Habitualmente são utilizados como tratamento de 1ªfase, em crianças e jovens, para aproveitar o potencial do crescimento ósseo e garantir que a mudança de dentição (dentição de leite para dentição definitiva) seja adequada. Estes aparelhos são constituídos por uma base acrílica e elementos metálicos que encaixam nos dentes. Estes dispositivos também podem ser usados conjuntamente com elementos extra-orais, ou seja, fora da boca. Os aparelhos extra-orais, são considerados ortopédicos, pois alteram o complexo dentário, mas incidem principalmente na parte óssea do paciente.

 ALGUNS DOS NOSSOS CASOS 

CASO DE FASE I
DOS 6 AOS 12 ANOS

CASO DE FASE II
DESDE OS 12 ANOS

CASO DE FASE III
INCLUÍ CIRURGIA DO MAXILAR

PERGUNTAS FREQUENTES

Usar aparelho dentário causa dor?2020-05-13T14:44:36+00:00

Após a colocação do aparelho dentário ou após as consultas de controlo é normal surgir um certo desconforto ou algumas aftas na mucosa oral (lábios e bochechas). No entanto, esta sensação não durará mais do que alguns dias, deste modo o aparelho não provoca dores e não interfere na fonética ou mastigação.

Durante quanto tempo vou usar aparelho dentário?2020-05-13T14:46:16+00:00

O tempo do tratamento ortodôntico varia de caso para caso dependendo da complexidade. No entanto, o tempo médio de tratamento, ronda os dois anos.

Em que idade se deve fazer a primeira consulta de ortodontia?2020-05-13T14:47:15+00:00

A primeira consulta de ortodontia deve ser realizada por volta dos 6-7anos, aquando da erupção dos primeiros dentes permanentes, para avaliar a situação e eventual necessidade de tratamento ou antes se a criança apresentar mordida cruzada (queixo desviado para um lado), mordida aberta (espaço entre os dentes da frente) ou o queixo para a frente.

Os adultos também podem usar aparelho dentário?2020-05-13T14:47:50+00:00

Sim. Desde que haja um problema ortodôntico o uso de aparelho está indicado independentemente da idade.

O aparelho dentário danifica os dentes?2020-05-13T14:52:02+00:00

O aparelho não provoca nenhum dano nos dentes desde que seja mantida uma higiene oral adequada.

MÉDICOS RESPONSÁVEIS

Marque uma consulta de avaliação com um dos nossos médicos especializados em Ortodontia e fique a conhecer qual a melhor solução para o seu sorriso.

Marcar consulta
Go to Top