Branqueamento Dentário2020-07-24T14:20:20+00:00

BRANQUEAMENTO DENTÁRIO

O branqueamento dentário é um tratamento estético que visa clarear a cor dos dentes. O tom natural dos dentes pode variar de pessoa para pessoa, mas existem alguns fatores ambientais que poderão estar na causa do escurecimento dos dentes ao longo do tempo: café, vinho, tártaro, tabaco, certos alimentos e bebidas gaseificadas. Este tratamento deve ser feito com supervisão do médico dentista/higienista para que se possa fazer um correto diagnóstico e, posteriormente, a seleção da técnica mais adequada para o seu caso. Se o escurecimento for extrínseco, ou seja, na camada mais superficial do dente, opta-se por um branqueamento para dentes vitais. Por outro lado, se o dente ficou escurecido por ter perdido a vitalidade, ou por ter sido realizada uma “desvitalização”, opta-se por um branqueamento para dentes não vitais. Importante referir que o branqueamento dentário apenas funciona em dentes naturais. Assim sendo, restaurações, pontes e/ou coroas já existentes não branqueiam e poderão ter de ser substituídas.

BRANQUEMAENTO DENTÁRIO PARA DENTES VITAIS

Esta técnica pode ser feita em consultório, em casa ou ambos. O mais comum, atualmente, é fazer em casa, recorrendo a uma goteira que encaixa perfeitamente nos seus dentes (para a confeção desta goteira individualizada é necessária uma consulta prévia para realizar os moldes dos seus maxilares). Dependendo do caso, poderá fazer-se uma sessão de branqueamento no consultório e depois continuar o mesmo em casa, aplicando o gel branqueador na goteira para usar durante a noite. O tratamento pode durar 2/3 semanas e sempre com consultas regulares no dentista. É fundamental relatar qualquer alteração sentida nos dentes (sensibilidade) ou nas gengivas.

BRANQUEMAENTO DENTÁRIO PARA DENTES NÃO-VITAIS

O branqueamento para dentes não-vitais, ou “desvitalizados”, também chamado de branqueamento interno, apenas pode ser realizado pelo médico dentista em consultório. Na mesma cavidade que foi feita na realização da desvitalização introduz-se o gel branqueador e de seguida coloca-se uma restauração provisória, para que este agente possa atuar durante alguns dias. Pode ser necessário repetir este procedimento 2-4 vezes. Depois de se ter chegado ao tom pretendido, restaura-se o dente com um material definitivo.

Notar que o branqueamento só deverá ser feito se o paciente tiver uma boa saúde oral – cáries, gengivas inflamadas e outras condições deverão ser tratadas previamente. Importante também referir que a duração do tratamento branqueador poderá variar de pessoa para pessoa (dependendo se o dente é mais escuro ou mais claro) e o seu sucesso dependerá dos hábitos de higiene oral, entre outros (tabaco, hábitos alimentares, bebidas). Se porventura, com esta técnica, não se obtiverem os resultados esperados, poderá ser necessário recorrer a outras alternativas, por exemplo facetas dentárias.

PERGUNTAS FREQUENTES

Em que consiste o branqueamento?2020-05-13T15:06:10+00:00

O branqueamento dentário consiste na aplicação de um agente branqueador na superfície dos dentes que através de reações químicas irá provocar o clareamento da estrutura. Pode ainda recorrer-se à utilização de luz para acelerar o processo.

Que tipo de branqueamentos há? São eficazes?2020-05-13T15:08:19+00:00

Há dois tipos de branqueamento, o realizado em consultório e o ambulatório (em casa). O branqueamento dentário em consultório é realizado pelo profissional, num menor período de tempo e o resultado é visível logo após o tratamento. Pode ainda recorrer-se ao efeito da luz para acelerar o processo. O branqueamento em casa é efetuado pelo próprio paciente embora supervisionado pelo profissional. É uma técnica indolor, com maior tempo de tratamento, na qual se utilizam goteiras onde é colocado o gel branqueador. Os branqueamentos são eficazes embora dependam do tipo de pigmento, esmalte e paciente a tratar.

O branqueamento causa sensibilidade?2020-05-13T15:09:21+00:00

A sensibilidade dentária não é uma regra no branqueamento dentário e irá variar de paciente para paciente. De qualquer forma, caso surja alguma sensibilidade durante o processo podem utilizar-se produtos específicos que ajudarão na redução da mesma.

As pastas branquadoras funcionam?2020-05-13T15:10:00+00:00

A pastas branqueadoras têm um grau maior de abrasividade sendo muito eficazes para retirar pigmento acumulado (por. Exemplo de café, chá, tabaco, etc) mas não branqueia propriamente o dente.

O branqueamento é seguro?2020-05-13T15:10:34+00:00

O branqueamento quando realizado/supervisionado por um médico dentista é totalmente seguro.

MÉDICOS RESPONSÁVEIS

Marque uma consulta de avaliação com um dos nossos médicos e fique a conhecer qual a melhor solução estética para o seu sorriso.

Marcar consulta
Go to Top