O que é o bruxismo?
É um distúrbio de movimento involuntário, caraterizado pelo apertar e ranger dos dentes, onde é aplicada força excessiva na musculatura mastigatória, provocando um desgaste dos dentes.
A sua causa é devida a múltiplos fatores, podendo ocorrer durante o dia, como durante a noite. Neste último caso é considerado um sintoma de perturbação do sono, estando associado a outros sintomas como o ressonar ou a apneia do sono.
Em consequência podem ocorrer danos não só à estrutura dentária mas também à estrutura de suporte à mastigação. E se, por um lado, o bruxismo dito “leve” pode não vir a necessitar de tratamento médico, existem casos em que a degradação dos dentes atinge tal nível que necessita de intervenção terapêutica e/ou comportamental.
Como sei se tenho bruxismo?
Independentemente das causas, tipologia e do grau de bruxismo que uma pessoa possa sofrer, entre os sinais e sintomas que deve estar atento incluem-se:
- Ranger ou apertar de dentes suficientemente audível para acordar a pessoa ao nosso lado.
- Dentes que ficam desgastados, fraturados ou soltos.
- Esmalte dos dentes gasto expondo camadas interiores dos dentes.
- Dor crescente nos dentes ou sensibilidade dentária.
- Músculos da mandíbula cansados ou “presos”, não “abrindo” na totalidade.
- Dores no maxilar, pescoço ou face.
- Dor semelhante a uma dor de ouvidos, apesar de não ter nenhum problema nessa zona.
- Dores de cabeça que começam na região lateral da cabeça (entre os olhos e orelhas).
- Danos derivados da mastigação.
- Distúrbios do sono.
Bruxismo noturno e diurno
Deverá existir uma distinção entre bruxismo noturno e bruxismo diurno. Enquanto o bruxismo noturno está relacionado com uma movimentação noturna e ligada a um distúrbio do sono, o bruxismo diurno tem, normalmente, uma origem mais emotiva. Está, por isso, ligado a emoções como a ansiedade, stress, raiva, frustração ou tensão. Por outro lado, pode dever-se simplesmente a um hábito que a pessoa ganha em momentos de maior concentração.
Como posso tratar o bruxismo?
O tratamento apropriado para si vai depender do que está a causar o problema. Através de perguntas e com um exame rigoroso aos seus dentes, podemos ajudá-lo a determinar a potencial origem do seu bruxismo. Baseado no grau de desgaste dentário e na sua principal causa, o tratamento poderá passar por:
- O uso de uma goteira oclusal de descanso enquanto dorme. Esta é feita pela Cliarcos para se adaptar aos seus dentes. A goteira adapta-se aos dentes superiores e protege-os de rangerem contra os inferiores.
- O stress do dia a dia, parece ser a principal causa do bruxismo. Desse modo, encontrar formas de reduzir o stress pode ajudar. O aconselhamento para aprender formas efetivas para lidar com as situações stressantes, também é uma solução.
- Reduzir os contactos dentários de um ou mais dentes para regularizar a mordida. Uma mordida incorreta, devido a um dente que não encaixa corretamente, pode ser corrigida com uma nova restauração, coroas ou ortodontia.
ANTES E DEPOIS
Estratégias de Prevenção
Existem alguns comportamentos que podem ser adotados para evitar o bruxismo. Entre outras dicas incluem-se:
- Evitar o consumo de alimentos e bebidas que contenham cafeína como refrigerantes, chocolates ou café.
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
- Evitar mastigar pastilha elástica, uma vez que intensifica a atividade dos músculos da mandíbula.
- Treinar para não ranger os dentes. Se verificar que o faz durante o dia coloque a língua entre os dentes de modo a praticar o relaxamento dos músculos da mandíbula.
- Relaxar os músculos da mandíbula de noite com uma toalha quente junto à bochecha.