fbpx

Ortodontia

A Ortodontia é a especialidade da Medicina Dentária que estuda, previne e corrige as alterações do crescimento, as arcadas dentárias e a posição dos maxilares, com o intuito de restabelecer o equilíbrio funcional da boca, melhorando também a estética facial.
Tanto as crianças como os adultos podem disfrutar dos benéficos da ortodontia.
A ortodontia tanto pode ser removível como fixa. A ortodontia removível está indicada em crianças, antes da adolescência e aproveita e redirige o crescimento ósseo.
A ortodontia fixa realiza-se tanto em crianças como em adultos através de brackets.

Tratamentos

Melhoria Estética

Os problemas ortodônticos têm muitas vezes consequências ao nível social e profissional, levando a situações de restrição do sorriso por vergonha. O tratamento ortodôntico adequado permite uma melhoria da aparência dento-facial, contribuindo para o aumento da autoestima do paciente.

Melhorar a Higiene Oral

Ao corrigir o mau posicionamento dentário o tratamento ortodôntico possibilita uma melhoria da higiene oral, uma vez que os dentes apinhados ou mal alinhados são difíceis de higienizar corretamente. Deste modo, previne-se o aparecimento de cáries extensas e doenças nas gengivas que em casos extremos podem levar à perda de dentes.

Aumentar a Eficiência Mastigatória

Ao restabelecer a correta relação entre os dentes inferiores e superiores, o tratamento ortodôntico aumenta a eficiência mastigatória, eliminando as dificuldades de mastigar determinados alimentos e proporcionando uma nutrição mais adequada.

Melhorar a Fonação e Respiração

O restabelecimento da oclusão evita e elimina problemas de respiração com benefícios também ao nível da fonação, o que se traduz numa melhoria da comunicação verbal, com consequências evidentes na atitude social do paciente.

Prevenir Danos na Articulação Temporo-Mandibular

Em alguns casos, o tratamento ortodôntico evita complicações na articulação temporo-mandibular (a articulação que permite a união da mandíbula com o crânio, mais especificamente com o osso temporal), e que podem estar na origem de dor crónica na cabeça, face, pescoço ou ouvidos, bem como, de tonturas, enjoos e limitações na abertura e fecho na boca.

Médicos

e.m
c.s