fbpx

Odontopediatria

A Odontopediatria é a especialidade que se encarrega da prevenção e tratamento das mais distintas patologias dentárias das crianças, desde que nascem até à adolescência. Os primeiros dentes, chamados dentes de leite, são temporários e à medida que crescemos estes caem e aparecem os dentes definitivos. A odontopediatria vai encarregar-se de controlar cuidadosamente esta transição até à idade adulta.

 

Para além disso, os odontopediatras detetam de forma precoce anomalias na posição dos maxilares, podendo encaminhar o paciente para um ortodontista para poder intervir atempadamente no crescimento destes ossos.

 

A educação de bons hábitos de higiene oral nos mais novos e a realização de revisões 2 vezes por ano, será fundamental para prevenir possíveis patologias, ao mesmo tempo que se consegue uma atitude e uma resposta positiva da criança frente ao tratamento e às visitas necessárias ao dentista.

Odontopediatria

Acompanhamento Ortodôntico Preventivo

O mau posicionamento dentário e a má oclusão são problemas que afetam muitas crianças, determinando a necessidade do uso de aparelhos ortodônticos. Neste sentido, o acompanhamento regular é fundamental para atuar precocemente e prevenir ou tratar o problema desde o seu início.

Tratamento de Cáries

A ingestão frequente de açúcares associada a uma má escovagem resulta frequentemente no aparecimento de cáries. Se não tratadas, as cáries podem condicionar a perda precoce dos dentes de leite, muitas vezes com consequências ao nível do posicionamento e alinhamento da dentição definitiva. Para além do tratamento, durante a consulta a criança e os pais são aconselhados sobre hábitos saudáveis de alimentação e higiene oral.

Aplicação Tópica de Flúor

O flúor é um componente fundamental na prevenção das cáries dentárias, recomendando-se a sua toma entre os 6 meses e os 16 anos. Na visita ao Odontopediatra definem-se as doses de flúor e respetivos modos de administração, consoante as necessidades específicas das diferentes faixas etárias.

Aplicação Tópica de Selantes

Para prevenir o aparecimento das cáries é frequente a aplicação de selante. O selante é um verniz que aplicado sobre os dentes saudáveis protege a superfície mastigatória, evitando o aparecimento de cáries. Rápido e totalmente indolor, é possível selar a maior parte dos dentes de uma criança em apenas uma consulta.

Orientação Acerca de Saúde Oral

Durante a consulta e de forma pedagógica, crianças e pais recebem orientação acerca da saúde oral, onde se incluem conselhos sobre as vantagens de uma alimentação pobre em açúcares, bem como indicações sobre os procedimentos para uma correta higiene oral. Para além de evitar o aparecimento de cáries e de placa bacteriana, uma correta escovagem evita também o aparecimento de problemas nas gengivas.

Controlo da Placa Bacteriana

A placa bacteriana resulta da acumulação de bactérias na cavidade oral. O seu controlo é fundamental para a manutenção da saúde oral, sobretudo no que diz respeito à prevenção de cáries. Para além de fornecer indicações acerca dos procedimentos de higiene oral para a prevenção e eliminação da placa bacteriana, em casos específicos, o Odontopediatra pode também eliminá-la através de meios mecânicos.

Médicos

mulher-8